Conheça
o seu corpo

Introdução à Nutrição

O que é Nutrição?

Nutrição é uma ciência da área da saúde, que estuda o efeito dos alimentos no corpo das pessoas. É usada tanto para prevenção, quanto no tratamento de doenças. Através dos alimentos conseguimos encontrar o equilíbrio biológico e fundamental para a manutenção da vida. Através de uma alimentação equilibrada encontramos todos os nutrientes que o nosso corpo necessita para fazer todas suas funções.

 

O que um nutricionista faz?

O nutricionista pode atuar em diversas áreas, onde tem alimento tem que ter um nutricionista responsável pela fabricação do produto. Além disso, na área clínica e em academias, o nutricionista atende montando cardápios e orientando uma alimentação equilibrada e voltada para o objetivo do paciente.

 

Quando eu preciso de um nutricionista?

As pessoas costumam procurar o nutricionista para fazer programas de emagrecimento e outros problemas relacionados à alimentação. Mas qualquer pessoa saudável também pode procurar um nutricionista para melhorar a alimentação e prevenir doenças.

No entanto, algumas complicações exigem tratamento orientado por um nutricionista, como: obesidade, desnutrição, doença celíaca (intolerância ao glúten), intolerância à lactose, alergia à proteína do leite de vaca, anemia, esteatose, dislipidemias (colesterol e triglicerídeos altos), diabetes, hipertensão arterial, disbiose, câncer, gastrite, refluxo e demais doenças do sistema digestório, síndrome do intestino irritável (SII), doença de Chron, entre muitas outras.

Além disso, pessoas que querem aumentar a massa magra, praticantes de exercícios físicos também devem procurar auxílio de um nutricionista.

Atenção: não aceite orientação nutricional de outro profissional que não esteja habilitado na área de nutrição, nem conselhos de familiares e amigos. Cada organismo tem um metabolismo, fazer dieta por conta própria, utilizar remédios ou mesmo ingerir suplementos sem orientação é risco para sua própria saúde.

 

O que o nutricionista faz em consulta?

O atendimento nutricional com a Dra. Marianne Fazzi, nutricionista no consultório Espaço Aequilibrium, dura cerca de 50 minutos. Na consulta, ela faz uma anamnese detalhada, investigação alimentar, aplica recordatório habitual de ingestão alimentar e escala de imagem corporal. Há também a avaliação antropométrica completa, com peso, estatura, aferição de circunferências (braço, antebraço, cintura, abdômen, quadril, femural, panturrilha) e percentual de gordura corporal. O cardápio elaborado pela Dra. Marianne é de acordo com sua rotina, feito especialmente para seu metabolismo, levando em conta sua condição financeira e seus hábitos alimentares.


Nutricionista Marianne Fazzi

 

Compartilhe

CATEGORIAS