Conheça
o seu corpo

Exercício Natural no Esporte

O corpo humano é uma estrutura perfeita. Moldado pela natureza para realizar diversas tarefas como caminhar, correr e escalar, é adaptado ao movimento. Porém, nosso estilo de vida favorece o sedentarismo deixando o corpo suscetível ao desuso e a lesões.

A atividade física, hoje, é a maneira com que o ser humano moderno encontra para manter sua saúde. Na grande maioria das vezes, é feita praticando algum esporte.

O esporte, apesar de todos os benefícios que o mesmo produz ao organismo, gera tensão excessiva pelo treinamento repetido de um gesto que não respeita o movimento natural humano.

A tensão excessiva gera sobrecarga nos tecidos, que pode evoluir pra trauma ou alterações de movimento, em muitos dos casos. O trauma é tratado através da reabilitação, levando em conta a lesão, o tempo de cicatrização e o esporte realizado, através da avaliação personalizada do fisioterapeuta.

As alterações de movimento normalmente geram sobrecarga em outras regiões mais sensíveis do corpo, levando a tendinites, artroses, fasciites, lombalgias, dentre outros. A eliminação dessa tensão excessiva é uma maneira efetiva de prevenir essas lesões.

Utilizar o próprio movimento natural como os gestos de caminhar, rolar, arrastar, saltos, e outros recapitulam as fases primárias de desenvolvimento e auxiliam a distribuir adequadamente as tensões musculares pelo corpo.

Outros benefícios da utilização desses movimentos naturais são o ganho de consciência corporal e a redescoberta do corpo que podem ser uteis para o esporte.

Dessa forma, através do movimento natural, o atleta ou praticante de atividade física aprende a preparar-se para a atividade física e a cuidar do seu corpo de forma simples e em qualquer lugar.


Ft. Bruno Montoro

Compartilhe

CATEGORIAS