Conheça
o seu corpo

A Microfisioterapia e a Enurese Noturna

Enurese Noturna: Xixi na cama

Emoções reprimidas.

Tensões e medos liberados durante o sono.

A emissão involuntária e inconsciente de urina durante o sono é muito freqüente nas crianças, sendo considerada normal até os quatro anos de idade.
 
A partir dessa idade, a enurese noturna assume o caráter de distúrbio, pois as funções neurológicas encontram- se perfeitamente capacitadas a controlar os esfíncteres.

No âmbito metafísico, a enurese noturna representa um alívio das tensões reprimidas pela criança durante as atividades diurnas.

As crianças que freqüentemente fazem xixi na cama são aquelas que se contêm diante das ocasiões tensas. Ao receberem uma bronca dos seus pais, por exemplo, ficam caladas, embutindo qualquer reação; mesmo sendo duramente repreendidas, são incapazes de chorar, sufocando o sentimento.

Elas não apresentam muita reação às brincadeiras mais agressivas, nem tampouco aos abalos sofridos na rua ou na escola. O fato delas não manifestarem fortes reações vai acumulando tensões, que são aliviadas durante o sono por meio da enurese.

São crianças que tentam exercer prematuramente o controle das suas emoções; talvez por entenderem que é feio chorar que não se deve responder quando estão sendo repreendidas, etc. De tanto ficarem se controlando, podem ocasionar a perda do controle emocional em algumas ocasiões.

Quando isso acontece, elas fazem um escândalo desproporcional à situação que estão vivenciando naquele momento.

A própria enurese noturna é um reflexo dessa perda do controle emocional, pois a criança não está conseguindo exercer o controle fisiológico da eliminação de urina.

Alguns pais, na tentativa de resolver essa situação, recriminam a criança, às vezes vão às últimas conseqüências desse tratamento de choque, ameaçando contar para seus amiguinhos que ela faz xixi na cama. Esse procedimento dos pais agrava ainda mais o seu estado. Primeiro, porque reforça a incapacidade da criança em exercer o controle na eliminação da urina; segundo, porque agir assim deixa a criança apavorada; temendo as ameaças, ela fica tensa e não expressa toda a sua indignação, agravando ainda mais o seu problema.

A melhor maneira de agir não é criticando e reprimindo, mas sim incentivando-a a ir ao banheiro antes de dormir para esvaziar a bexiga. Mas somente a formação desse hábito não é suficiente; é preciso que ela aprenda a manifestar seus medos e expressar suas emoções.

Ensiná-las a expor aquilo que sentem diante dos acontecimentos da vida é produtivo no combate da enurese noturna. Deixar que a criança chore, permitir que ela se coloque de alguma forma para não reprimir suas emoções. Uma outra condição que também pode desencadear a enurese noturna é o estado ansioso da criança, que surge principalmente nos períodos de instabilidade no lar. De alguma forma, ela sente os conflitos existentes no meio familiar, causando-lhe tensões que ficam reprimidas.

Quando a enurese noturna coincidir com a chegada de um irmãozinho, refere-se à manifestação de ciúmes do bebê, que se tornou centro das atenções da casa. Para chamar a atenção dos pais, a criança volta a fazer xixi na cama, regredindo emocionalmente. Nesse caso, é importante que os pais aprendam a dividir a atenção entre seus filhos. Que tratem a criança de acordo com sua idade, e não como um bebé, para não reforçar a regressão emocional. Convocá-la para auxiliar nos cuidados com o bebe é uma excelente forma de dar atenção. Isso também fortalece a condição que ela ocupa na família; de uma criança, e não um bebê.

Compartilhe

CATEGORIAS