Conheça
o seu corpo

O que faz um Fisioterapeuta Pélvico?

Se você já conhece o blog ou se teve curiosidade sobre o assunto, com certeza sabe o que é a Fisioterapia Pélvica. Mas e agora, você imagina quais são as condutas terapêuticas de um Fisioterapeuta Pélvico?

Como temos conversado, a Fisioterapia Pélvica éuma área da fisioterapia que tem o objetivo tratar as disfunções que afetam órgãos e músculos presentes nesta região. E se vamos trabalhar com a musculatura do assoalho pélvico, nada mais justo que entender a necessidade da avaliação desta musculatura. Mas e como isto será realizado? No adulto, a via de tratamento é o canal vaginal ou anal. São realizados testes musculares, para avaliar principalmente capacidade de contração muscular, força, resistência e coordenação da musculatura do assoalho pélvico.
A partir da avaliação, serão traçados os objetivo do tratamento e selecionadas as condutas necessárias para a melhora do quadro do paciente em questão.

Em situações nas quais o paciente necessita despertar seu períneo, se faz importante o uso da eletroterapia como estímulo para o trabalho muscular. Para a realização deste tipo de técnica, é necessária utilização de uma sonda composta de eletrodos intracavitários, que serão posicionados no canal vaginal/anal do paciente.

Outra conduta de tratamento que pode ser utilizada para o tratamento, é o Biofeedback (BF). O BF é um tipo de aparelho que proporciona uma troca de atividades com o paciente, pois é traçado um objetivo de tratamento e o paciente pode acompanhar seu desempenho na tela do aparelho ou no monitor de um computador. Existem vários tipos de aparelhos de BF: Uns que apresentam tela com luzes ,sendo definidos os objetivos da terapia em um display, e os BF com conexão ao computador que podem ser animados apresentando tela lúdicas, que além da sonda intracavitária proporcionam o isolamento do trabalho da musculatura acessória.

Essa musculatura é isolada através do posicionamento de eletrodos de superfície na região glútea ou abdominal, que detecta a atividade muscular da região avaliada. Este tipo de BF, pode ser utilizado em crianças, pois existe a possibilidade de tratamento através dos eletrodos auto-adesivos, posicionados na região perianal da criança, não sendo introduzido nenhum tipo de dispositivo.

Além destes aparelhos existem os chamados “pesos vaginais”, que são materiais no formato de um absorvente interno, posicionados na cavidade vaginal das pacientes adultas, utilizados para o fortalecimento muscular.

Existem alguns exercícios que auxiliam no fortalecimento do assoalho pélvico, mas por muitas vezes fortalecem mais a musculatura acessória do que a musculatura que precisamos trabalhar. Por exemplo, o pilates é uma técnica amplamente difundida e que apresenta alguns exercícios que auxiliam no fortalecimento do assoalho pélvico, mas ele não trata a musculatura especificamente.

Espero que possa tê-los ajudado a entender um pouco mais sobre como funciona o tratamento desempenho pelo Fisioterapeuta Pélvico e que tenham entendido a necessidade do tratamento especializado. 

Dra. Mariana Rodrigues Gato da Silva
CREFITO: 3/176414

Compartilhe

CATEGORIAS