Conheça
o seu corpo

Stabilizer

É um método de tratamento desenvolvido na Austrália cujo objetivo é fortalecer os músculos profundos da coluna vertebral e melhorar o grau de estabilidade de sua coluna.

A estabilidade de sua coluna vertebral é dada por elementos estáticos e dinâmicos.

Exemplo de elementos estáticos: corpos vertebrais, articulações facetárias, cápsula articular, discos intervertebrais e os ligamentos espinhais.

Exemplo de elementos dinâmicos: o sistema musculo-tendineo, em especial os músculos multífidos e transverso do abdômen.

A estabilidade pode ser definida como a habilidade de controlar movimento e de prevenir movimentos indesejáveis ao redor de um ponto fixo.

O programa de estabilização vertebral utiliza o sistema muscular para proteger as estruturas articulares da coluna de microtraumas repetitivos, dor recorrente e mudanças degenerativas.

Uma vez que os elementos estáticos da coluna vertebral que sofreram lesões não respondem à estabilização promovida por estes, se faz necessário a ação dos elementos dinâmicos, o que causa desequilíbrio e dor.

O papel dos músculos estabilizadores é de promover proteção e suporte às articulações através do controle dos movimentos fisiológico e translacionais. Durante a realização dos exercícios, o terapeuta dirige a atenção do paciente para a posição em que a coluna se encontra e a sensação da contração dos músculos, objetivando a percepção da estabilização da coluna vertebral.

No primeiro momento realiza-se um treinamento da estabilização localizada. Nele o paciente aprende a contrair o transverso do abdômen e multífidos e a manter a co-contração do transverso e dos multífidos enquanto realiza atividades alternadas com os membros superiores e depois inferiores, sempre com o objetivo de ativar os estabilizadores locais.

Em um segundo estágio, o paciente aprende a contrair os estabilizadores durante atividades mais complexas.
Já em uma fase três é incluso a contração de músculos intrínsecos e globais. Para isso são utilizados alguns equipamentos, como o Eletromiógrafo de superfície e o Stabilizer, um aparelho destinado a registrar as alterações de pressão em uma bolsa de pressão pneumática (foto) e que permite detectar o movimento da coluna e suas compensações durante o exercício.



Ft. Fabiana Rubio

Compartilhe

CATEGORIAS